Friday, August 18, 2006

Press 10 (Lusa/RTP)

Hugo Vieira da Silva considera prémio de Locarno "muito importante"


O realizador português Hugo Vieira da Silva, autor do filme "Body Rice", considerou hoje "muito importante" a menção especial a tribuída pelo Festival Internacional de Locarno por ser um certame "na linha da frente nas novas tendências do cinema".

Em declarações à Agência Lusa, Vieira da Silva congratulou-se ainda por ter recebido um prémio "que há muitos anos não era atribuído a realizadores portugueses".

Esta primeira longa-metragem de Hugo Vieira da Silva tinha sido seleccionada para a competição internacional da secção principal do Festival de Cinema de Locarno, que decorreu naquela cidade suíça até ao passado fim-de-semana.

O júri deste 59º Festival Internacional de Cinema de Locarno decidiu entregar uma menção especial a Vieira da Silva "pela sua estimulante e original ex pressão cinematográfica e a corajosa criatividade".

O jovem cineasta português sublinhou a importância do evento como "um dos festivais mais atentos às novas tendências do cinema contemporâneo" e destacou ainda a composição do júri que atribuiu a menção a "Body Rice":
"Um dos membros do júri era o realizador japonês Nobuhiro Suwa, um cineasta que admiro", o que contribuiu ainda mais para a satisfação do realizador nascido no Porto há 32 anos.

O júri do certame, presidido pela realizadora Ann Hui (Hong Kong), incluía ainda o produtor alemão Peter Rommel, o realizador italiano Antonio Capuano e o fotógrafo e realizador suíço Edo Bertoglio.

"Body Rice", um filme sobre jovens inseridos num projecto de reeducação social, decorre no Alentejo, onde Katrin, uma jovem alemã enfrenta a dureza da paisagem e de uma região socialmente desertificada.

O cineasta, que tem trabalhado sobretudo na área do documentário...(...)"Fiz documentários - observou - para pessoas de quem gostava de estar próximo, mas isso não significa que seja o meu único caminho" no cinema, disse Vieira da Silva, que vive e trabalha entre Lisboa e Berlim.

Em "Body Rice", longa-metragem produzida pela Clap Filmes, os principai s papéis são desempenhados por Sylta Fee Wegmann, Alice Dwyer, Julika Jenkins, A ndré Hennicke, Pedro Hestnes e Luís Guerra.

O realizador salientou ainda que este filme "não tem um ponto de vista sociológico ou documental, e muito menos moral", não existindo quaisquer juízos de valor sobre os projectos de reeducação de jovens problemáticos.

"Gosto muito das personagens em si, e quis apenas estar muito próximo delas. Não quero denunciar nada", sustentou.
O realizador desconhece quando estreará o filme em Portugal(...)...

Agência Lusa
16.08.06

0 Comments:

Post a Comment

<< Home